Porque as Teorias de Piaget, Wallon e Waldorf são apaixonantes, mas eu escolhi Henry Wallon
Debora Moura
As três teorias têm perspectivas apaixonantes, chamou muito minha atenção a Pedagogia Waldorf, no entanto infelizmente a educação no Brasil ainda tem um cunho muito tradicionalista, decidi por apresentar atividades sobre as teorias de Wallon, pois considero a afetividade essencial para a aprendizagem.
Foi muito interessante, rever e analisar todas essas teorias. A escolha por Wallon, no entanto, foi pela possibilidade de execução.
Wallon considera que o lúdico e a infância não podem ser dissociados, toda atividade da criança deve ser espontânea, livre de qualquer repressão, e os jogos são uma possiblidade de grande aprendizagem; a aquisição de jogos e brincadeiras na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento motor, psicológico, intelectual e social da criança. Então proponho atividades que envolvam jogos.
É comum o ser humano ser expressivo, afetivo e social, portanto a brincadeira acontece independente do local que a criança esteja. Basta ter algo que a estimule, que logo ela começa a imaginar e consequentemente ela assume um papel.
As brincadeiras e jogos são inerentes na criança e a teoria de Wallon vem nos despertar para a importância dessa pratica também nos ambientes escolares.
Jogos de fabricação:
Os jogos de fabricação, são jogos onde a criança se entretém com atividades manuais de criar, combinar, juntar e transformar objetos.
Atividade 1: Animais domésticos.
A atividade consiste em estudar os animais domésticos, a atividade consiste em conhecer os animais que são considerados domésticos e representá-los com sucata.
Através de uma oficina de artes as crianças terão a disposição materiais recicláveis, como caixas de leite, garrafas pet, rolos de papel higiênico etc., e a partir desses materiais elas devem criar seus animais domésticos.
Atividade 2: Tipos de moradias.
A atividade consiste em pesquisar e conhecer diferentes tipos de moradia, a partir desses conceitos adquiridos as crianças vão criar seus tipos de moradia, como seria a casa que elas imaginam e construí-las a partir de materiais recicláveis como caixas de papelão, tampinhas e outros materiais que considerarem importantes para a execução do trabalho.
Atividade 3: Meios de transporte.
A atividade consiste em pesquisar e conhecer diferentes meios de transportes e, a partir desses conceitos adquiridos as crianças vão criar seus meios de transportes a partir de materiais recicláveis como caixas de papelão, tampinhas garrafas pet, retalhos de tecido e outros materiais que considerarem importantes para a execução do trabalho.
Os jogos de ficção:
São atividades em que o faz-de-conta e a imitação estão presentes, ou seja, ela usa um brinquedo assumindo papéis de pessoas que estão presentes no seu dia-a-dia, brincar de imitar os pais, o professor, um personagem de desenho ou até mesmo um animal.
Atividade 1: Contação de histórias
Nesse momento contaremos histórias escolhidas pelas crianças e elas mesmas serão os personagens que compõem a história. Podemos associar aqui os jogos de fabricação e criar elementos que nos ajudem a compor o cenário da historia escolhida pelas crianças.
Atividade 2:
Trocar de lugar, nesse momento as crianças trocam de papéis, e uma assume o lugar do outro, por um período eles são os colegas, os professores e vice e versa, a atividade consiste em saber como o outro se sente diante de algumas circunstâncias que são rotineiras em um ambiente com várias pessoas, como o uso de palavras de gentileza e o cuidado com o outro.
Jogos funcionais:
Os jogos funcionais caracterizam-se por movimentos simples de exploração do corpo, através dos sentidos. A criança descobre o prazer de executar as funções que a evolução da motricidade lhe possibilita.
Atividade 1: Amarelinha
O jogo da amarelinha é um importante aliado na motricidade, mas também um ótimo recurso na matemática
Nesse jogo o objetivo será estimular coordenação motora e lateralidade reconhecer números de 0 a 10.
Como recurso usaremos giz, para que as crianças brinquem e escrevam os números e depois faremos o desenho da amarelinha, depois de combinadas as regras do jogo, começamos a brincadeira.
Atividade 2:
Jogo dos sentidos: nesse jogo trabalharemos os sentidos, tato, audição, paladar, olfato e visão.
Nesse jogo faremos uma caixa de surpresas e escolheremos o sentido a ser trabalhado, usaremos uma venda nos olhos das crianças para que elas toquem, provem, e cheirem alimentos e assim tentem descobrir qual é o alimento, usando os seus sentidos.
Atividade 3:
Jogo cabra cega. Com os olhos vedados uma criança tenta pegar as outras crianças usando seus sentidos e coordenação motora, quando conseguir pegar uma criança ela se torna a cabra cega.